Em meio os esforços nacionais e internacionais para a fundação do Museu Peter Wilhelm Lund em 2012, está o notável apoio e investimento da Câmara de Comércio Dinamarquesa-Brasileira, cujo presidente é o senhor Jens Olesen, há vinte e seis anos.
Por essa razão, Olesen já realizou algumas visitas no museu juntamente com a embaixada dinamarquesa.
Na semana do dia 14 de junho, Lagoa Santa teve a honra de receber novamente as meritórias presenças que vieram especialmente para a Semana Lund, programação anual da cidade em comemoração à data de nascimento do cientista dinamarque que dá nome ao museu.
Neste ano de 2023 comemorou-se 222º anos de Lund. O tema escolhido foi “Memória: seus espaços e suas tecnologias”
“A Semana Lund recebeu visitantes ilustres da terra natal de nosso homenageado.
Estiveram presentes a Embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pedersen, o Diretor do Museu de História Natural da Dinamarca, em Copenhagen, Peter Kjaesgaard e o Presidente da Câmara Comércio-Brasil Dinamarca, Jens Olesen.
Curiosos e demonstrando grande apreço pela memória de seu conterrâneo, os dinamarqueses conheceram a Escola Dona Marucas, referência pela qualidade e infraestrutura, e a Policlínica Oeste, que foi ilustrada com uma série de imagens caricatas e divertidas do Lund e Brandt.” declara a prefeitura de Lagoa Santa.
Posteriormente, as autoridades compareceram ao Museu Peter Lund. Olesen observou as condições das peças fósseis, pois o acervo pertence ao Museu de Copenhague, e averiguou que encontram-se em perfeito estado de preservação.
A Embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pedersen e o Diretor do Museu de História Natural da Dinamarca, em Copenhagen, Peter Kjaesgaard aproveitaram para conhecer a Gruta da Lapinha, atrativo principal do Parque Estadual do Sumidouro, agraciados pelo passeio deixaram muitos elogios e agradecimentos.
Dentro da programação dessa importante semana, também houve a entrega da Medalha Lund. Entre as vinte e quatro condecorações, estão a Urbanes Parques e o governador Romeu Zema.
Comments